sábado, 5 de dezembro de 2009

O significado da alfabetização.... letramento...metodo fônico...


A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói esquemas representativos da escrita utilizadas pelas letras e com suas variações diversificadas utiliza-se decodificando. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.


Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita (SOARES, 2003). Surge, então, um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou o que é versado em letras ou literatura; literato” (MICHAELIS), e que agora passa a caracterizar o indivíduo que, sabendo ler ou não, convive com as práticas de leitura e escrita. Por exemplo, quando um pai ler uma história para seu filho dormir, a criança está em um processo de letramento, está convivendo com as práticas de leitura e escrita. Não se deve, portanto, restringir a caracterização de um indivíduo letrado ao que domina apenas a técnica de escrever(ser alfabetizado), mas sim aquele que utiliza a escrita e sabe "responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente.

Método fônico (ou sintético)
O lingüista americano Bloomfield, propositor do módulo fônico desse método, defende que a aquisição da linguagem é um processo mecânico, ou seja, a criança será sempre estimulada a repetir os sons que absorve do ambiente. Assim, a linguagem seria a formação do hábito de imitar um modelo sonoro. Os usos e funções da linguagem, neste caso, são descartados por se tratarem de elementos não observáveis pelos métodos utilizados por essa teoria, dando-se importância à forma e não ao significado.
No tocante à aquisição da linguagem escrita, a fônica é o intuito de fazer com que a criança internalize padrões regulares de correspondência entre som e soletração, por meio da leitura de palavras das quais ela, inconscientemente, inferir as correspondências soletração/som.
De acordo com esse pensamento, o significado não entraria na vida da criança antes que ela dominasse a relação, já descrita, entre fonema e grafema. Nesse caso, a escrita serviria apenas para representar graficamente a fala. Assim, a função seria precedida pela forma; os ditames viriam dos autores das cartilhas, como se esses fossem os detentores do significado, sobrepondo-se ao leitor; o texto serviria somente para ser destrinchado, absorvendo aquele significado cristalizado contido nele; e o erro visto com elevada severidade.
Com relação à prática, observa-se que os mestres decidem como e quando as crianças devem aprender; ensina-se de padrões regulares, considerados mais fáceis, passando para os irregulares, considerados mais difíceis; supõe-se que a criança deva dominar o modo correto, levando-se em consideração a variedade lingüística; a criança deve ter pré-requisitos muito bem estabelecidos para ser considerada apta à língua escrita.


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Músicas para crianças .... lindas canções ... para educação infantil




Formiguinha

Fui no mercado comprar café
veio a formiguinha e subiu no meu pé
eu sacudi...sacudi...sacudi...
mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado comprar batata roxa, veio a formiguinha e subiu na minha coxa
eu sacudi ...sacudi...sacudi...
mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado comprar jirimum veio a formiguinha e subiu no meu bumbum
eu sacudi...sacudi....sacudi...
mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado comprar mamão, veio a formiguinha e subiu na minha mão
eu sacudi ...sacudi...sacudi....
mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado compar um giz, veio a formiguinha e subiu no meu nariz
eu sacudi...sacudi...sacudi...
mas a formiguinha não aprava de subir
subiu......



Borboletinha

Borboletinha esta na cozinha
fazendo chocolate para a madrinha
rebola.... bola
perna de pau
olho de vidro
nariz de pica pau ...pau... pau....
meu nariz não é de pau e amanhã já tem mingau
tchau..tchau...



O ratinho

Um ratinho bonitinho que fazia
Cui...cui...cui...
Comeu todo o meu queijinho que estava bem aqui
eu armei a ratoeira pra pegar o traidor
mas predi o meu dedinho puxa vida ai que dor ...


Coelhinho

olhos vermelhos
de pêlo branquinho
orelhas bem grandes
eu sou coelhinho
sou muito assustado porém sou guloso
por uma cenouraaaaaaa .....
ja fico degonso
eu pulo pra frente ...
eu pulo pra trás
dou mil cambalhotas
sou forte demias
comi uma cenoura com casca e tudo tão grande era elaaaaaaa
fiquei barrigudo
tum...tum....




A dona Aranha

A dona aranha subiu pela parede
veio a chuva forte e a derrubou
já passou a chuva sol esta surgindo
e a dona aranha continua a subir
ela é teimosa e desobediente
sobe ....sobe...sobe...
nunca esta contente...




Canção de Natal

Quero ver você não chorar
Não olhar pra tras
Nem se arrepender do que faz
Quero ver o amor crescer
Mas se a dor nascer voce resistir e sorrir
Se você pode ser assim, tão enorme assim eu vou crer
Que o natal existe
Que ninguem é triste
Pois no mundo há sempre amooooor
Bom natal
Um feliz natal
Muito amor e paz ...pra você
Pra você

Meus dentinhos eu vou escovar..escovar..escovar
Meu tapete limpo deixar...vou escovar bem assim
bem limpinho vai ficar..vai ficar...vai ficar
com um sorriso vou cantar...vou pular...vou dançar...
com alegtia esbanjar meus dentes branquinhos
tra..la..la..la..la..la...la...la...la...la...
CAPELINHA DE MELÃO

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo, não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos
uma coroa de flor.




PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO

Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.
A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.
E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.



SONHO DE PAPEL
O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.
Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.
Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.


PULA A FOGUEIRA
Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.
Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca
na cidade e na roça
em louvor a São João.
Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão,
quero saber se tu és
dona do meu coração.

 



terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Para festa junina ou julina ..modelos de convites entre outras atividades











Aqui estão alguns modelos para enfeitar e encher de magia a sua festa junina ou julina meus amigos que DEUS sempre abençoe a vida de vcs são os meus mais sinceros votos .....bjOoOOoOo no coração....































Calendário 2009