quarta-feira, 23 de junho de 2010

Folclore .....atividades diversificadas


                                           O que é Folclore


O termo folclore (folklore) é um neologismo que foi criado em 1846 pelo arqueólogo Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms.
o termo na  língua inglesa significa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo.
O folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas de determinadas regiões passaram de geração para geração, é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares. Todos os povos possuem suas tradições, que se transmitem através de crendices e superstições, formando assim provérbios, lendas,mitos, canções, contos, danças, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, artesanato, adivinhações, festas diversas atividades culturais que nascem e se tornam uma culuta arraigada de um povo.
No entando em algumas localidades as historas são diferentes isso derivado pela mudança de regiões e a trasmissão delas para se adaptar a comunidade local, caracterizando assim um determinado povo.
Estas lendas do nosso país o Brasil foram criada por pessoas das antigas regiões rurais dos interiores, e sertões do Brasil com um misto de algumas origens indianas e dos europeus como por exemplo o lobisomen.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes como a preservação da honra e dos bons costumes religiosos como no caso da mula - sem -cabeça, cuja a historia é de uma mulher que se apaixonou por um padre e sofre um castigo por tamanha ousadia ... outra é do boto cor -de- rosa, para explicar uma gavidez misteriosa de uma moça solteira ou apenas para previnir e consequentemente assustar as meninas a não ficarem alem da meia noite fora de casa, tambem tem o caso do lobisomen que só parecia em noite de lua cheia pois nessas noites a claridade é maior e as pessoas tinham o habito de sair e para previnir os filhos ou conjuges dessem passeios noturnos para evitar algum tipo de constrangimento ao mal costume,  foi-se criado  diversos mitos todos com algum obejtivo de divertir ou de assustar as pessoas que tinham as surpestições arraigadas em suas casas durantes jantares e conversas divertidas.
Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelas quatro regiões do país.














ESTE PAINEL ACIMA É UMA SUGESTÃO PARA O DIA DO FOLCLORE DEIXE SUA ESCOLA COLORIDA


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Festa junina história ..modelo de texto para quadrilha e modelos de atividades


 
História
Você sabe por que as festas juninas receberam esse nome? Todo mundo conhece a história de que elas são chamadas de juninas por acontecerem no mês de junho. Mas o que pouca gente sabe é que, antigamente, na Europa, a comemoração era conhecida como festa joanina em homenagem ao nascimento de São João Batista.
Mais tarde, os portugueses incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças e também outros elementos, como as grandes fogueiras, que serviam para afastar as pragas agrícolas e trazer boas colheitas, os fogos de artifício e as bombinhas, que espantavam o mau-olhado, e os balões coloridos, que levavam pedidos aos santos.
As festas de junho são comemoradas em três datas principais:
· 13 de junho – festa de Santo Antônio;
· 24 de junho – festa de São João;
· 29 de junho – festa de São Pedro.
É claro que, como os brasileiros adoram festas, qualquer dia do mês de junho é dia de comemorar e, do norte ao sul do país, as barraquinhas de guloseimas vão surgindo, a música toca alto e a dança vai até o sol raiar! E viva São João!!!




Quitutes
Festa junina não é festa junina se não tiver muitos e variados quitutes. Huuummm… Só de pensar, fico com água na boca! Apesar de ter muitas coisas em comum, a culinária típica das festas juninas não é igual em todas as regiões do Brasil. No Norte, por exemplo, o biju e a tapioca são os quitutes mais saboreados nessas ocasiões. No Sul, o pinhão é a sensação das festas. No Sudeste, é o pão de queijo que faz sucesso. Na Região Centro-Oeste, a pamonha não pode faltar e, no Nordeste, o apetite dos festeiros é estimulado com muito cuscuz, cocadas, bolinhas de jenipapo e amendoim. Nas festas do meu bairro, cada um leva um prato.
A mãe do Junin faz pé-de-moleque e o pai da Carol sabe cozinhar uma canjica maravilhosa. A vó da Juju gosta de fazer receitas com milho verde: ela faz milho cozido, pamonha e bolo de milho. É tudo muito gostoso! Minha mãe é especialista em bolo de fubá, e eu também sei fazer algumas coisinhas gostosas. Nessa festa, eu vou levar a pipoca e a paçoca, que são receitas deliciosas e fáceis de fazer! Aí vai a minha receita de paçoca para que você também possa colaborar com um prato típico na sua festa junina:
Paçoca
Ingredientes:
1 quilo de amendoim torrado sem casca e sem pele
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara de farinha de mandioca
1 colherinha de sal
Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes e passe-os, aos poucos, no processador de alimentos ou no liquidificador até que se tornem um pó fino. Coloque a mistura em forminhas para moldar as paçoquinhas ou em canudinhos de papel. Pronto, agora você já pode se deliciar com essa receita simples e gostosa!
Quadrilhas
A quadrilha foi trazida para o Brasil pela Corte portuguesa e, inicialmente, era dançada apenas pela nobreza. Com o tempo, ela foi se popularizando, e a dança servia para representar o dia-a-dia dos trabalhadores da roça e os perigos e dificuldades que eles enfrentavam a caminho do trabalho. Além da quadrilha, outros tipos de dança também animam as comemorações juninas, como, por exemplo, o forró no Nordeste, o cateretê na Região Sudeste, o cururu na Região Centro-Oeste, o vaneirão no Sul e o boi-bumbá, que aquece os festejos do Norte brasileiro. E, quando falamos em dança, não podemos esquecer das cantigas que todos gostam de cantar e que alegram as festas. Essas duas são as minhas preferidas:












CASAMENTO CARPIRA
Padre – A noiva tá chegando! Vamo batê parma pr’ela, pessoar!!! Cadê o noivo ???
Noiva – Ai mãe, ele num vem, acho que vou dismaiá… (simula um desmaio e é acudida pela mãe e pela madrinha. O pai da noiva faz um sinal para o delegado se aproximar e cochicha alguma coisa em seu ouvido. O delegado concorda com a cabeça.)
Delegado – Pera aí seu padre; eu já vô buscá ele. (sai acompanhado por dois soldados armados de espingarda e cassetetes. Em seguida entra o noivo encurralado pelo delegado, que permanece no altar, grande parte da cerimônia, para que o “condenado” não fuja.)
Padre – Bão, vamo começá logo esse casório. Ocê, Ciquinha Dengosa, promete, de coração, prá marido toda vida, o Pedrinho Foguetão?
Noiva – Mas que pregunta isquisita seu vigário faz prá mim… Eu vim aqui mais o Pedrinho num foi prá dizê que sim???
Padre – E ocê Pedrinho, que me olha assim tão prosa, qué mesmo prá sua esposa a Sinhá Chiquinha Dengosa?
Noivo – Num havia de querê, num é essa minha opinião mas, se não caso com a Chiquinha , vô direto pro caixão… (diz isso olhando de esguelha para o delegado, que segura uma espingarda)
Padre – Então, em nome do cravo e do manjericão, caso a Chiquinha Dengosa com o Pedrinho Foguetão! E Viva os noivos!
Convidados – VIVA!!! (conforme os noivos passam, os convidados jogam arroz)
Padre – E vamo pro baile, pessoar!!

eu vivendo a minha historia ....fazendo letras nas paginas da vida....

sábado, 12 de junho de 2010

Amar as pessoas ao nosso lado não é dificil ... conviver com elas dia a dia é adaptar-se a novas situações rotineiras que criam momentos de desgastes devido a postura ou forma de se colocar....mas lembre-se em todos os seus dias.... JESUS veio ao mundo e disse AMAI-VOS UNS AOS OUTROS ....
A convivência diária pode trazer alguns momentos de atritos no relacionamento seja familiar.. conjugal.. fraternal..ou no circulo de amizades... mas nunca devemos perder o foco do principal motivo pelo qual vivemos ...
Devemos dar o melhor que há em cada um de nós ... mesmo em situações complexas ou sofridas...corriqueiras...estressantes..O sol nasce para todos... todos os dias ..Olhe para ele e reflita sobre suas atitudes e posturas em relação ao seu proximo e tente (sei que consegue) dar o melhor de si ....em prol de um sorriso no rosto de alguem ....perto ou longe
LEMBRE-SE amar é dar um abraço em alguem...estender a mão a quem necessita ... ter um olhar de criança cheio ternura...
DEUS esteja contigo amém

Modelos de calendarios para educação infantil