domingo, 26 de dezembro de 2010

PROJETO DIDATICO PARA ALFABETIZAR


Nas turmas de alfabetização, ensinar a ler e escrever é o viés fundamental para alcançar resultados de forma convencionalmente e de modo relacionado às práticas sociais.
Isso demonstra que  o foco de qualquer projeto precisa ser, a análise e a reflexão sobre o sistema de escrita e a aquisição da linguagem usada para escrever. Com isso, trabalhar seguindo os livros didáticos, os referenciais nacionais e os parâmetros dessa modalidade organizativa contribuem e muito para que a turma avance.
Ao escolher ou definir um tema de seu projeto, o professor assegura o contato dos alunos com determinada forma de trabalho o que os torna mais próximos contextualizando e significando os meios para que se alcancem resultados já esperados pelo professor.
 Isso permite criar a familiaridade com os termos e explorá-los bastante com o objetivo de construir novos saberes. Quanto maior a proximidade do estudante com o aprendizado desenvolvido e trazendo o aluno próximo ao campo semântico trabalhado e a quantidade de informações adquiridas no contato com outras palavras, mais claras serão as chances de ele analisar as palavras e antecipar o que está escrito. No caso de um projeto sobre contos de fadas gênero muito usado no universo infanto-juvenil, por exemplo, há a certeza de que vocábulos desse universo - como príncipes, princesa, bruxas,reis, rainhas, bruxas, felizes para sempre- são meios recorrentes, assim como a forma como ser iniciado usando para apresentá-lo: Era uma vez. Além do mais, articular propostas de leitura e escrita em um projeto cria muitas oportunidades para o grupo se vincular de maneira pessoal e compartilhada com fontes informativas.
O professor,  precisa organizar uma rotina que contemple o projeto sem deixar que as etapas de leitura e produção de texto passassem longe das situações de reflexão do sistema de escrita.
Como se sabe, só se aprende a ler e escrever lendo e escrevendo, aproximando os alunos dessa cultura de ler e escrever tendo como outros exemplos de pessoas que exercitem a leitura e escrita, isso fará com que as tentativas sejam maiores pois  trás os alunos contextualizar essa rotina em sala de aula o que ajuda,o professor guiado pela busca do significado ou pela necessidade de produzir algo que tenha sentido. Contemplar o produto final, contextualizando o ensino, é o mais comum em sala de aula ao desenvolver um projeto. Porém essa preocupação só faz sentido se o tema for usado para impulsionar as quatro situações didáticas específicas que proporcionam a análise e a reflexão sobre o sistema de escrita e a aquisição da linguagem usada para escrever. São elas:
1.      leitura pelo professor,
2.      leitura pelo aluno,
3.      escrita pelo aluno,
4.      produção de texto tendo o educador como escriba. Trabalhos em que o professor faz o papel de escriba (as crianças ditam e ele escreve no quadro) favorecem o desenvolvimento de noções sobre o procedimento usado por escritores experientes: planejar, pensar no destinatário e revisar até que seja alcançada a versão final.
Para refletir sobre a escrita, a criança precisa ser desafiada a tomar várias decisões: quais letras usar? Quantas? Em que ordem? Propor que os estudantes escrevam textos conhecidos de memória e leiam o material em voz alta permite ao professor notar como eles relacionam o que dizem com o que escrevem.
Quando apontam as letras que resolveram usar para representar determinados sons, eles revelam os conflitos que têm e o que já dominam. A leitura de textos memorizados ou de assuntos próximos da criança também faz com que ela identifique com mais facilidade o que está registrado e reflita.

Explorar a linguagem usada para escrever pressupõe analisar a língua dentro de sua função comunicativa. Os estudantes também pensam sobre a linguagem própria da escrita quando têm a oportunidade de ler materiais de gêneros diferentes e notam suas características, reconhecendo as expressões usadas para começar e terminar um conto de fadas ou sabendo que nos jornais vão encontrar textos diferentes dos livros, que são as notícias e os artigos.
By: Eli Cristina



Um comentário:

  1. Querida Eli...
    Como vai?
    Sabe, fiquei muito orgulhoso por ter você, educadora, engajada às causas básicas do conhecimento e do aprendizado, como minha seguidora do blog.
    Muito obrigado...
    Não sei se já passeou bastante pelo blog ou se viu alguns posts somente, mas gostaria que visse alguns dos meus textos, pois acho que vai gostar.
    Vou te mandar o link de um texto que fiz, em homenagem às crianças e às professoras.

    http://maucardoso.blogspot.com/2010/10/as-criancas-as-professoras-e-para-quem.html

    Gstaria de saber depois, quando tiver um tempinho, o que achou do blog, ok?
    Para mim, sua opinião é bem importante.
    Fique com Deus.

    Se quiser mandar um email...
    maucardoso63@uol.com.br

    Um beijo grande,
    Maü Cardoso.

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