1. INTRODUÇÃO:
“A interação que faz parte da vida social das crianças constitui-se em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.” ( RCNEI vol. 3)
Como integrantes de um mundo sociocultural onde há singularidades, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias, objetivos e representações sobre as diversidades de temas inseridos na vida cotidiana construindo um conjunto de conhecimentos ampliando experiências sobre o mundo que as cerca neste ciclo há o despertar de interesses.
“A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade”. (LDBEN 1996).
O projeto: É o Bicho surge para acrescentar novas vivencias sociais, possibilitando o conhecimento sobre os animais, seu habitat, suas características, alimentação uma gana de especificidades que trás conhecimentos pertinentes ao mundo social natural.
2. JUSTIFICATIVA:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças já que este assunto é presença obrigatória em seu mundo cotidiano (desenho animados, jogos, historias e brinquedos) e alem disso possuem um importante caráter de identificação de suas vivencias pessoais e sociais.
“A principal função do trabalho com o Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global” . (PCN - Meio Ambiente ) .
A intenção é que o projeto ocorra de forma integrada ao mesmo tempo em que sejam constituídas, onde o desenvolvimento de hábitos e atitudes do qual é fundamental para a aquisição de procedimentos que valorizem a preservação da vida e do meio ambiente.
3. OBJETIVOS TERMINAIS:
· Identificar diferentes espécies de animais.
· Identificar meios para cuidar e preservar o meio ambiente
· Compreender o sistema de escrita.
4. OBJETIVOS CONCEITUAIS:
· Comparar diversos tipos de animais através da observação
· Refletir sobre as características especificas de cada grupo de animal
· Identificar as características de cada grupo de animal
· Reconhecer o habitat natural e a alimentação
· Observar e apreender os cuidados específicos com o ecossistema de cada tipo de animal
5. OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
· Pesquisar a historia de cada espécie da cadeia animal
· Coletar dados por meio de pesquisa e observações
· Classificar as espécies de animais
· Desenvolver atividades lúdicas como : montar jogos, tabelas e gráficos, elaborar cartazes, livros e álbuns.
· Registrar os assuntos de maneiras diversas
· Experimentar o contato com pequenos animais
6. OBJETIVOS ATITUDINAIS:
· Estimular a preocupação com o meio ambiente
· Proporcionar meios onde sejam despertados os interesses pelas busca de informações
· Favorecer a construção de um espírito social onde a cidadania exercida demonstre preocupação com o risco de extinção de algumas espécies e posse responsável
· Possibilitar a interação social onde haja trocas de informações
7. ETAPAS PROVÁVEIS:
|
|
|
|
· Musicas e poesias ( A arca de Noé)
|
· Bichonáiro do Cruzeirinho, ficha técnica.
|
· Dramatização ( utilização de dedoches de bichinhos, fantoches e mascaras)
|
· O que é ? ..o que é ? ( campeonato de advinhas)
|
· Dobraduras de animais ( livros e internet )
|
Jogo da memória e quebra - cabeças texto institucional.
|
· Classe dos animais (repteis, mamíferos,herbívoros, aves, peixes e insetos)
|
· Álbum de figurinhas
|
· Passeio ao zoológico ( os alunos poderão criar cada um o seu convite para o zoológico ), roteiro para visita, formular bilhetes, convites, cartazes
|
· Kit sobre animais (reservar no zoológico da cidade), listas.
|
· Palestra com representante da zoonoses.
|
· Aquário em sala de aula para observação. Relatório de observação do peixinho.
|
· Entrevista com o Veterinário, formular perguntas.
|
· Cuidados levantamentos de conhecimento prévio,
· Coleta de dados
· Campanha de ração a ser enviado para uma entidade.
|
· Brincadeiras:
· Cobra –cega
· Corre cutia
· Se eu fosse um peixinho
· O cão
· Elefantinho
· Zoologico
· Coelhinho sai da toca
· Mimicas de animais advinha quem é...
|
· DVD’S :
· Assembléia dos ratos
· Vida de inseto
· O rei Leão
· A Baleia cantora
· Irmão Urso
· A fuga das Galinhas
· Marlei e eu
· A Dama e o Vagabundo
· Os 101 Dálmatas
· Espirite
· Os sem floresta
· Deu a louca nos bichos
· Encantada
· Lassie
· Procurando Nemo
|
v FINALIZAÇÃO
|
8. RECURSOS:
Serão utilizados livros de contos infantis, gibis, Cds, Dvds recursos com o video e materiais pedagógicos pertinentes ao tema do projeto.
9. PRODUTO FINAL:
Passeio ao zoológico, produção de livros, confecção de álbuns e maquetes, criação de fantoches para “mostra cultural”.
10. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
· RCNEI “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil” vol: 3
· PCN “Parâmetro Curricular Nacional : Temas transversais e Meio ambiente.
· Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, lei nº: 9.394
Nenhum comentário:
Postar um comentário