1. INTRODUÇÃO:
“O contato permite e criança constituir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionando gradativamente sua capacidade de perceber a existências dos objetos, suas formas, texturas, espessuras, visualizar cores, ouvir sons e sentir odores.... poder movimentar-se no espaço e manipular objetos.”[i]
Esse projeto tem como objetivo possibilitar que a criança conheça a mais sobre si e se perceba como parte de um todo, onde o outro esta presente.
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade).
Integrante de um grupo social, a criança relacionando-se constantemente com pessoas, num processo continuo que estabeleça troca com os outros, explorando o ambiente que a cerca e conseqüentemente a criação de condições para construção de sua autonomia.
2. JUSTIFICATIVA:
Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta historiam.
Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas interagirem-se como ser critico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento
3. OBJETIVOS GERAIS
- Proporcionar meios para que a criança explore suas características, seu meio ambiente, seus familiares e o meio de seu convivo social para que gradativamente se perceba como parte dele.
- Estimular a percepção e a explorando suas características e formas corporais.
4. OBJETIVOS CONCEITUAIS:
· Proporcionar meios para quais o aluno reconheça a existência de diferentes modos de ser e de viver ( diferenças étnicas, socios-culturais, religiosas e de gêneros.)
· Identificar e reconhecer aspectos que os caracterizam no grupo ao qual pertencem (características físicas e culturais, hábitos, costumes e valores).
· Explorar as partes do corpo e os órgãos do sentido.
· Desenvolver a oralidade e expressão e ampliar o vocabulário
· Ler e interpretar imagens.
· Estabelecer relação entre a família e moradia.
5. OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
· Explorar os textos a partir do pré - conhecimento.
· Coletar dados por meio de pesquisas
· Produzir textos coletivamente utilizando o professor como escriba
· Participar de atividades onde sejam englobadas a criação e a confecção de cartazes, crachás regras e rotinas.
· Observar os fatos e a situação ao seu entorno para garantir boa qualidade de vida.
· Avançar na percepção do corpo a partir de observações através do espelho
· Perceber a existência e as funções dos 5 sentidos
· Registrar experiências vividas pelo grupo
6. OBJETIVOS ATITUDINAIS:
· Respeitar e valorizar a família, a pessoa as quais convive, seu lar, e estimular busca para compreensão e respeito a todas as diferenças existentes
· Apreciar e interpretar vários tipos de textos
· Interagir através da utilização de uma linguagem simbólica com base na ajuda mutua e respeito.
· Possibilitar a integração social e ambiental para construção da autonomia
· Valorizar e respeitar as diferenças
· Resolver conflitos através do dialogo
7. Áreas de serviço:
|
|
|
|
· Artes visuais :
· Esquema corporal
· Colagem
· Desenho livre
· Desenho de quem sou eu
· Observação de fotos
· Como é minha casa
· Recortes
· Brincando de massinha
|
· Natureza e sociedade:
· Como são meus pais (características)
· De que religião minha família é...
· Diferença entre ser menino e menina
· Explorando minha comunidade
· Trocando idéias ( roda de conversa)
· Regras e convívio
· Rotina na escola
|
8. CONTEUDOS:
· Formulação de perguntas
· Utilização de diferentes buscas de informação
· Diferentes formas de registros das informações
· Estabelecimento de relações e comparações de dados
· Leitura de imagens
· Comunicação oral e conclusões
· Participação na resolução de problemas
· Sensibilização para a vida saudável
· Percepção do entorno social
9. ETAPAS PREVISTAS :
· Dinâmica do espelho
· Organizar as crianças na roda de conversa para que todas possas se olhar e interagir.
· Conversar sobre a evolução das crianças, através de observação de fotos, de quando eram bebes e como são hoje , possibilitar a observação de revistar onde observem pessoas adolescentes, adultas e idosas.
· Bilhões de pessoas vivem no planeta terra, pois fazem parte dele todas elas são importantes assim como você.
· Observação e manipulação de diferentes artes visuais (tela, escultura, filme, desenhos de diferentes técnicas, obras entre tantos.)
· Brincar de identificar sons, vozes, da natureza, barulhos em geral, falar alto e baixo, através destas brincadeiras, chamar a atenção para o ato de ouvir, escutar.
· Distinguir diferentes cheiros com olhos vendados.
· Coagem de diferentes técnicas, areias, gravetos, folhar, flores, algodão, grãos e outros...
· Desenvolver atitudes onde a criança compreenda a importância de uma alimentação saudável.
· Estimular as rodas de conversa diariamente
· Leitura diária de livros infantis que estimulem a oralidade e a concentração e interesse dos alunos
· Fazer levantamento dos animais de estimação de cada aluno na sala de aula
· Criar diferentes situações nas quais cada criança tenha a oportunidade de escolher a brincadeira de sua preferência.
· Livro de poesias de Vinicius de Morais “ arca de Noé”, poesias de Cecilia Meireles.
· Livro Meu Mundinho
· Solicitar desenhos onde a criança observe seu trajeto da casa ate a escola.
10. AVALIAÇÃO:
Observação registro e avaliação formativa.
11. PRODUTO FINAL:
Confecção do caderno viajante e de um livro da vida de cada aluno, amostra cultural.
amei seu espaço, parabéns já to te seguindo bjs
ResponderExcluir