quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Simbologia do Natal...

O Natal é carregado de amor...

Cantigas, músicas religiosas e que trazem mensagens de paz e prosperidades onde ganham modificações no decorrer dos anos. Dos templos, as igrejas ganha praças, largos, ruas e vielas, carros, onibus, aviões. A Igreja e as instituições promovem espetáculos. Apresentando todos os anos o nascimento do menino Jesus e o significado da fraternindade, perdão, renovação e o fundamental o amor.
Árvore - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.
Presentes - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebrava a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres.
Velas - Representam a bondade e a celebração do boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.
Estrela - No topo do pinheiro, representa a esperança dos tres reis-magos em encontrar o filho de DEUS. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.
Cartões - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar conjuntamente os familiares, esse costume se propagou e temos nos dias de hoje a forma de enviarmos felicitações aos nossos entes queridos.
Comidas típicas - O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a DEUS.
Presépio
- Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. Desde então este costume se espalhou pelo mundo e atingindo as culturas de diferentes formas se adaptando a cada uma delas. Hoje têm-se uma variedade de presepíos de tamanhos e cores e formas diferentes mas o significado é o mesmo o nascimento do menino Jesus a paz e a luz do mundo.

Um comentário:

  1. pow! mina legal saber disso do natal
    lica eu vivo viajando pra uma porrada de países e pow mew não sabia de tudo isso não
    tu guria é esperta não é a toa ke tu é minha fessora querida

    ResponderExcluir