domingo, 6 de março de 2011

Projeto Animais para educação infantil e series iniciais

1.    INTRODUÇÃO:

“A interação que faz parte da vida social das crianças constitui-se em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas.” ( RCNEI vol. 3)

Como integrantes de um mundo sociocultural onde há singularidades, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias, objetivos e representações sobre as diversidades de temas inseridos na vida cotidiana construindo um conjunto de conhecimentos ampliando experiências sobre o mundo que as cerca neste ciclo há o despertar de interesses.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade”.  (LDBEN 1996).

O projeto: É o Bicho surge para acrescentar novas vivencias sociais, possibilitando o conhecimento sobre os animais, seu habitat, suas características, alimentação uma gana de especificidades que trás conhecimentos pertinentes ao mundo social natural.



2.    JUSTIFICATIVA:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças já que este assunto é presença obrigatória em seu mundo cotidiano (desenho animados, jogos, historias e brinquedos) e alem disso possuem um importante caráter de identificação de suas vivencias pessoais e sociais.

“A principal função do trabalho com o Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global” . (PCN -  Meio Ambiente ) .

A intenção é que o projeto ocorra de forma integrada ao mesmo tempo em que sejam constituídas, onde o desenvolvimento de hábitos e atitudes do qual é fundamental para a aquisição de procedimentos que valorizem a preservação da vida e do meio ambiente.


3.    OBJETIVOS TERMINAIS:

·      Identificar diferentes espécies de animais.
·      Identificar meios para cuidar e preservar o meio ambiente
·      Compreender o sistema de escrita.



4.    OBJETIVOS CONCEITUAIS:

·         Comparar diversos tipos de animais através da observação
·         Refletir sobre as características especificas de cada grupo de animal
·         Identificar  as características de cada grupo de animal
·         Reconhecer o habitat natural e a alimentação
·         Observar e apreender os cuidados específicos com o ecossistema de cada tipo de animal


5.    OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:

·       Pesquisar a historia de cada espécie da cadeia animal
·      Coletar dados por meio de pesquisa e observações
·      Classificar as espécies de animais
·      Desenvolver atividades lúdicas como : montar jogos, tabelas e gráficos, elaborar cartazes, livros e álbuns.
·      Registrar os assuntos de maneiras diversas
·      Experimentar o contato com pequenos animais

6.    OBJETIVOS ATITUDINAIS:
·         Estimular a preocupação com o meio ambiente
·         Proporcionar meios onde sejam despertados os interesses pelas busca de informações
·         Favorecer a construção de um espírito social onde a cidadania exercida demonstre preocupação com o risco de extinção de algumas espécies e posse responsável
·         Possibilitar a interação social onde haja trocas de informações

7.    ETAPAS PROVÁVEIS:


  • Meu bicho na escola ( posse responsável), texto informativo
  • Mascote de bichinho de pelúcia (para casa)
  • Historia sobre animais (fabulas),
  • Animais personagens famosos da televisão
  • Historia contos de fadas “O gato de botas” instruir a população sobre os locais de adoção de animais
  • Trazer um coelho na páscoa, texto coletivo.
·         Musicas e poesias ( A arca de Noé)
·         Bichonáiro do Cruzeirinho, ficha técnica.
·         Dramatização ( utilização de dedoches de bichinhos, fantoches e mascaras)
·         O que é ? ..o que é ? ( campeonato de advinhas)
·      Dobraduras de animais ( livros e internet )
    Jogo da memória e quebra - cabeças texto institucional.
·      Classe dos animais (repteis, mamíferos,herbívoros, aves, peixes e insetos)
·      Álbum de figurinhas
·      Passeio ao zoológico ( os alunos poderão criar cada um o seu convite para o zoológico ), roteiro para visita, formular bilhetes, convites, cartazes
·      Kit sobre animais (reservar no zoológico da cidade), listas.
·      Palestra com representante da zoonoses.
·      Aquário em sala de aula para observação. Relatório de observação do peixinho.
·      Entrevista com o Veterinário, formular perguntas.
·      Cuidados levantamentos de conhecimento prévio,
·      Coleta de dados
·      Campanha de ração a ser enviado para uma entidade.
·      Brincadeiras:
·      Cobra –cega
·      Corre cutia
·      Se eu fosse um peixinho
·      O cão
·      Elefantinho
·      Zoologico
·      Coelhinho sai da toca
·      Mimicas de animais advinha quem é...
·      DVD’S :
·         Assembléia dos ratos
·         Vida de inseto
·         O rei Leão
·         A Baleia cantora
·         Irmão Urso
·         A fuga das Galinhas
·         Marlei e eu
·         A Dama e o Vagabundo
·         Os 101 Dálmatas
·         Espirite
·         Os sem floresta
·         Deu a louca nos bichos
·         Encantada
·         Lassie
·         Procurando Nemo

v  FINALIZAÇÃO



8.    RECURSOS:
Serão utilizados livros de contos infantis, gibis, Cds, Dvds recursos com o video e materiais pedagógicos pertinentes ao tema do projeto.




9.    PRODUTO FINAL:
  Passeio ao zoológico, produção de livros, confecção de álbuns e maquetes, criação de fantoches para “mostra cultural”.

10. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:

·         RCNEI “Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil”  vol: 3
·         PCN “Parâmetro Curricular Nacional : Temas transversais  e Meio ambiente. 
·         Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, lei nº: 9.394



Nenhum comentário:

Postar um comentário