domingo, 12 de dezembro de 2010

Projetos Didático

Os projetos didáticos são feitos com o propósito de construir boas situações de aprendizagem, permitindo aos estudantes analisarem a situação na qual estão inseridos, em busca do não engavetamento do conhecimento dando um sentido amplo aos alunos um com a objetividade de aprender a aprender.
Os projetos didáticos podem estar inseridos em várias disciplinas.
Projetos didáticos são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos estudantes: viver situações em que é necessário tomar uma decisão sobre que caminho seguir; aprender a fazer um cronograma, considerando uma meta e as condições iniciais para realizar o projeto; decidir que estudos realizar para resolver um problema; compreender um processo de transformação ou uma questão política; predispor-se a analisar uma situação social complexa e situar quais disciplinas fornecem conhecimentos para esclarecê-la.

É preciso ressaltar que a avaliação de um projeto didático deve levar em conta, principalmente, as aprendizagens realizadas pelos alunos durante sua realização. Um projeto é bom pelas aprendizagens que proporciona a seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final. Fazer uma apresentação considerada linda pelos pais pode ser até importante para as relações da escola com eles, mas não garante a realização das aprendizagens que justificaram o projeto, quando de seu planejamento.

Em um projeto didático interdisciplinar, cada professor que participa precisa ter definidos seus objetivos educativos, próprios da disciplina ou área com a qual trabalha. Exemplo disso numa matéria em português, realizar um projeto no qual os alunos aprimoram seus conhecimentos sobre características do texto informativo e desenvolvem sua competência em produzi-lo;
pesquisar sobre as diversas áreas de estruturação da metodologia escolar, divididas em disciplinas que viabilizem uma construção com o propósito de intervenção pedagógica para a tentativa de superar a uma situação problema.
Esses objetivos podem também fazer parte de um projeto envolvendo os alunos para que se apropriem de noções de leitura para a produzir um texto de acordo com a comanda da atividade.
Enfim os projetos didáticos propiciam, o estudo de problemas reais e, por isso, complexos, o que implica a necessidade de uma abordagem interdisciplinar. Uma forma de abordar esses problemas reais é por meio dos temas transversais.
By: Eli Cristina

Um comentário:

  1. VALEU PELA DICA, MEU PLANEJAMENTO PEDAGOGICO PEDE UM PROJETO DIDATICO ESTAVA MEIO PERDIDA EM COMO INICIAR O PROJETO SEU TEXTO FOI DE VALIA.
    OBRIGADA,
    ANA MARIA ABC, Escola Estadual Prof "Cynira Pires dos Santos"

    ResponderExcluir