sábado, 5 de junho de 2010

Alfabetização depende de você....

A alfabetização esta dentro e fora da escola ..um mundo de escritos que circulam socialmente a comunidade que usa a todo o momento estes escritos faz consequetemente divulgação de temas geradores que propagam letras em livros, revistas, jornais, placas, outdoors, entre tantos podemos chama-la de sociedade alfabetizadora.
Para o professor de educação infantil formar grupos com crianças de 3 a 6 anos viabiliza a socialização e comunicação promovendo a interação entre os pares possibilitando estratégias de leitura como o momento da leitura estratégias de escrita como: ricas o chão com giz de lousa na brincadeira de Educação do Movimento: alerta com a inicial do Nome Próprio, enfim uma série de atividades que estimulem os alunos a expor suas duvias, ideias, opiniões.
Muito importante também é o professor ser o escriba dos pequeninos na educação infantil rompendo barreiras e atiçando a curiosidade e estruturas do raciocinio permitindo que assim o aluno construa conhecimento e amplie seu vocabulario ...
A criança ao ter o contato com todo o tipo de atividade que desenvolva a curiosidade e estimule a criatividade orientada por um mediador que acredite na construção social da leitura e escrita de forma ludica e prazerosa terá um desenvolvimento completo e pleno ....
A vivência em grupo mostra que a alfabetização é algo que transcende a simples decodificação da língua escrita. Ela é o mote para uma vivência social muitas vezes negada para as classes desfavorecidas, sócio-economicamente: sem acesso a outros espaços culturais e de lazer, crianças encontram, na sala de aula, companhia, afeto, reconhecimento, apoio, solidariedade e contemplação de muitas outras necessidades humanas, que se situam,onde possam atuar paralelamente à construção do conhecimento. Em outras palavras, as crianças encontram, na sala de aula, um espaço de atuação social, afetivo, ludico no qual elas se sentem parte integrante de uma comunidade de afeto e de conhecimento, o que só vem a reforçar a percepção de sua existência, como um ser capaz de aprender cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário