quarta-feira, 23 de junho de 2010

Folclore .....atividades diversificadas


                                           O que é Folclore


O termo folclore (folklore) é um neologismo que foi criado em 1846 pelo arqueólogo Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms.
o termo na  língua inglesa significa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo.
O folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas de determinadas regiões passaram de geração para geração, é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares. Todos os povos possuem suas tradições, que se transmitem através de crendices e superstições, formando assim provérbios, lendas,mitos, canções, contos, danças, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, artesanato, adivinhações, festas diversas atividades culturais que nascem e se tornam uma culuta arraigada de um povo.
No entando em algumas localidades as historas são diferentes isso derivado pela mudança de regiões e a trasmissão delas para se adaptar a comunidade local, caracterizando assim um determinado povo.
Estas lendas do nosso país o Brasil foram criada por pessoas das antigas regiões rurais dos interiores, e sertões do Brasil com um misto de algumas origens indianas e dos europeus como por exemplo o lobisomen.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes como a preservação da honra e dos bons costumes religiosos como no caso da mula - sem -cabeça, cuja a historia é de uma mulher que se apaixonou por um padre e sofre um castigo por tamanha ousadia ... outra é do boto cor -de- rosa, para explicar uma gavidez misteriosa de uma moça solteira ou apenas para previnir e consequentemente assustar as meninas a não ficarem alem da meia noite fora de casa, tambem tem o caso do lobisomen que só parecia em noite de lua cheia pois nessas noites a claridade é maior e as pessoas tinham o habito de sair e para previnir os filhos ou conjuges dessem passeios noturnos para evitar algum tipo de constrangimento ao mal costume,  foi-se criado  diversos mitos todos com algum obejtivo de divertir ou de assustar as pessoas que tinham as surpestições arraigadas em suas casas durantes jantares e conversas divertidas.
Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelas quatro regiões do país.














ESTE PAINEL ACIMA É UMA SUGESTÃO PARA O DIA DO FOLCLORE DEIXE SUA ESCOLA COLORIDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário